Para todos aqueles que amam este clube MAGNIFICO e esta "Antiga, Mui nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto"!

domingo, 9 de agosto de 2009

Jesualdo Ferreira em O'Jogo




"Directo ao assunto. Fala-se muito numa certa dependência em relação ao Hulk, o único jogador do FC Porto que marcou na Peace Cup. Ela existe mesmo?

Não existe dependência nenhuma do FC Porto em relação a Hulk. O FC Porto é muito mais do que o Hulk. O fundamental é que ele perceba que a equipa joga para ele e que ele tem de jogar para a equipa. Nenhum jogador consegue fugir a esta condicionante. O Hulk joga na última linha, como jogava o Lisandro ou o Quaresma, e, como o jogo tem uma lógica, é evidente que as características do Hulk só podem ser potenciadas com a equipa. As suas capacidades só podem ser úteis quando ele for capaz de as pôr ao serviço da equipa. Gostava que se recordassem do que foi escrito sobre ele há um ano, quando ele chegou. Nessa comparação, entre o Hulk actual e aquele que chegou mais ou menos por esta altura, percebe-se que aquilo que separa um e outro é a evolução que ele fez no entendimento com a equipa. Por isso mesmo, rejeito qualquer dependência em relação ao Hulk, como rejeitei a dependência em relação ao Quaresma ou em relação ao Lucho. E o facto é que a equipa conseguiu sobreviver sempre à ausência de qualquer um deles. De resto, posso dizer-lhe que os jogadores com as características que tem o Hulk impressionam quase sempre mais o público e a crítica do que os treinadores.

Mas sobra a ideia de que não há muitas alternativas a Hulk no plantel…

Não faltam alternativas ao FC Porto, faltam alternativas ao Hulk. Ou seja, o FC Porto tem outros jogadores para utilizar no ataque com características diferentes, o que não tem é outro Hulk, com a mesma velocidade e a mesma capacidade de explosão. Aliás, nem sei se existe algum por aí, até porque a clonagem não está assim tão evoluída. Claro que o plantel tem alternativas para quando ele não jogar.

Falcao, por exemplo, pode render mais? Não será um jogador demasiado parecido com o Farías?

O Falcao corre o mesmo perigo de qualquer jogador que chega ao FC Porto e ao fim de cinco treinos joga: tem de comer a bola. Não é justo fazer essa avaliação e muito menos comparar o Hulk com o Falcao. Primeiro, o Hulk não é um ponta-de-lança, é um avançado. No FC Porto, não jogamos com dois extremos e um ponta-de-lança, jogamos com três avançados e creio que, com alguma calma, o Falcao pode fazer parte desse esquema e nós vamos ter esses três avançados, tal como tivemos no ano passado.

Demagogia. Como se viu nos jogos efectuados, pricipalmente contra o Aston Villa, uma frente de ataque com Hulk, e outra sem Hulk, é como a água do vinho. Não tem nada a ver. E o meu grande receio é esse, é o Porto tornar-se dependente do Hulk, porque mais cedo ou mais tarde, todos sabemos o que vai acontecer. SETEMBRO CHEGA DEPRESSA.

Falcão, obviamente que nao se assemelha ao Hulk, basicamente nao tem nada que se possa pegar para sequer pensar num comparação. E nisto concordo com Jesualdo, "O Falcao corre o mesmo perigo de qualquer jogador que chega ao FC Porto e ao fim de cinco treinos joga: tem de comer a bola.", pois é verdade meus caros amigos. Vamos dar algum tempo, o Lisandro fez uma primeira época deprimente, maior parte das vezes no banco, e depois foi o que se viu, nao quero com isto comparar um ao outro, mas sim a situaçao.

" Este plantel é tão potente como o do ano passado"

Algum reforço o tem impressionado em particular?

O problema de uma análise desse tipo é que alguns dos reforços ainda não tiveram nem tempo, nem espaço para os podermos analisar com algum critério e rigor. Quando referia que nos preocupamos com a forma como avaliamos os jogadores, e também com a forma como os expomos à avaliação exterior, não posso fazer uma análise com segurança. Sinto que todos os reforços que chegaram têm condições para virem a ser aquilo que espero deles. Isso é seguro.

Há um ano, ainda muito cedo na temporada, disse que a equipa seria mais forte que a anterior. Pode dizer o mesmo desta?

Na altura, disse que a equipa seria diferente, que seria mais forte por ser mais potente do que a anterior e acredito que isso mesmo ficou confirmado ao longo da temporada. Creio que essa potência existe neste plantel, na mesma, mas é preciso encontrar alinhamentos tácticos que aproveitem as qualidades dos jogadores que estão cá. O FC Porto perdeu o Cissokho, o Lucho e o Lisandro, que foram fundamentais na última época, mas há um ano também tínhamos perdido o Bosingwa, o Quaresma e o Paulo Assunção. E agora, tal como aconteceu há um ano, teremos de encontrar as melhores soluções tácticas para podermos ser ainda mais fortes.

Chamem-me louco, mas acredito piamente, que este plantel é melhor do que o do ano passado. Não vou dizer que Valeri ou Belluschi sao melhores do que Lucho, tambem nao vou dizer que Varela ou Falcao sao melhores do que Lisandro, e tambem nao vou dizer, para já, que Alvaro Pereira é melhor do que Cissokho. Mas tambem nao digo que são piores. Mas digo, e afirmo, que este plantel, na minha modesta opiniao é melhor que o do ano passado. Temos mais opçoes este ano, o ano passado o Lucho lesionou-se contra o Man. Utd, se calhar na partida mais importante da época até ver, e não tinhamos ninguem minimamente capaz, de sequer tentar fazer o que Lucho fazia, este ano não, este ano temos banco, seja quem for que lá estiver.

"Belluschi não vai fazer de Lucho"

Belluschi é jogador muito diferente de Lucho. Pode cumprir as mesmas funções?

O Belluschi é um jogador de menos espaços que o Lucho. É um jogador de menores penetrações, mas acaba por ocupar tanto espaço intermédio como ocupava o Lucho. Tem uma excelente capacidade de passe, é uma grande finalizador ao nível do jogo exterior, tal como acontecia com o Lucho, mas não vamos esperar que o Belluschi faça de Lucho, que faça as mesmas coisas que ele fazia; com a certeza de que fará outras que Lucho não fazia.

Há dois jogadores que as pessoas não viram muito. Valeri jogou pouco, Prediger nada. Pode acrescentar alguma coisa sobre os jogadores que são?

Entraram ambos tarde na equipa, mas conhecemo-los bem, aquilo que é a sua vida desportiva anterior e, mesmo sem me querer debruçar muito sobre isso, posso dizer que se chegaram cá, foi porque deram provas de qualidade nos clubes onde estavam. Vamos deixá-los evoluir, vamos integrá-los no nosso processo de jogo, no nosso modelo, e, depois, poderemos avaliá-los de forma mais concreta.

Quanto a Belluschi, quem o conhece que é o meu caso, tenho a dizer que me parece, que foi a melhor contrataçao do Porto este ano. Vi coisas magnificas dele, no River mais propriamente, e sinceramente, se ele conseguir fazer cá o que fazia lá, entao vamo-nos todos esquecer rapidamente de Lucho.

Quanto a Valeri e Prediger, nada tenho a dizer para além de que, se o Porto investiu tanto dinheiro neles, é porque viram no minimo potencial, que vai ser com Jesualdo Ferreira potenciado ao máximo, espero.

"Bruno Alves? Ninguém está preparado para perder quem gosta"

Está preocupado com a possibilidade de o Bruno Alves ainda poder sair?

Essa possibilidade coloca-se não só em relação ao Bruno Alves…

Mas em relação a ele em particular, está preocupado?

Até ao dia 31 de Agosto, tudo pode acontecer. Como treinador, sempre disse que não estava preparado para perder nenhum jogador e, em termos mais genéricos, posso dizer-lhe que ninguém está preparado para perder quem gosta. Agora, compete-nos estarmos atentos e preparados para aquilo que pode acontecer na vida de uma equipa ou na vida de um jogador. E podem acontecer muitas coisas. Pode haver uma transferência, mas também pode haver uma lesão grave e temos de estar preparados.

De que forma?

Neste momento, para além do Bruno e do Rolando, que formam a dupla de centrais do FC Porto, temos o Maicon e o Nuno André Coelho a treinar com os mesmos princípios, com as mesmas ideias e dentro do mesmo modelo, e que vão fazendo o seu trabalho de integração progressiva. E aquilo que posso dizer que desejo, em relação ao tema Bruno Alves, é que as coisas corram da melhor maneira possível para o FC Porto.

O Bruno é um simbolo do clube, e fazem falta mais jogadores assim. Num altura, em que o amor á camisola parece perdido, quantos mais jogadores o Porto tiver que saibam o que é ser do Porto, saibam o que é a mistica, mistica a serio e o nome da revista daquela amostra, intitulado de mistica, sem saberem muito bem o sentido da palavra, que transmitam aos mais novos, a GARRA, o amor, sangue suor e lágrimas como dizia o outro. Por isso, a nao ser que alguem pague a clausula, Bruno FICA.


Para finalizar uma analise que ja' vai longa, em comprimento, dizer e citando o melhor treinador do Mundo " Nós somos os melhores, e em condiçoes normais vamos ser campeoes, em condicoes anormais, tambem vamos ser campeoes." Rumo ao Penta

Sem comentários:

Enviar um comentário